terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Nova diretoria da LABRE Goiás toma posse anunciando novidades

A sede da Liga Amadora Brasileira de Rádio Emissão (LABRE) em Goiás recebeu dezenas de radioamadores do estado e representantes de Brasília, no dia 15 de fevereiro, no setor Coimbra, para a posse do novo presidente da Liga, Evandro Machado Bezerra da Trindade (PP2ET) e o vice Hélio Gomes de Ávila (PP2HGA) (FOTO), que assumem mandato por dois anos. Também foi empossada a nova diretoria do Conselho Consultivo, tem a presidência de João Teles (PP2JT), eleitos para mandato de três anos. O Clube do CW (Código Morse) de Goiás, também teve sua diretoria empossada e como presidente também o João Teles. Na ocasião também foi entregue a Medalha do Radioamador Goiano para o atleta Jair Luiz da Cunha, que representa a LABRE em atletismo, e os Radioamador Willian Mendes Ramos.
Entre as novidades assinaladas pelo novo presidente, tem a criação de convênios com escolas técnicas na área de Elétricas e outras de interesse da categoria. Manutenção dos convênios existentes com a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, inclusive com a possibilidade de novos cursos de primeiros socorros, entre outros. Também vai incrementar e difundir mais o curso de CW (conhecido também como Código Morse) na entidade. Criação do informativo para os radioamadores.
Durante seu pronunciamento o ex-presidente, Djalma Gouveia (PP2GHN), citou o último trabalho prestado pela LABRE ao Tribunal Regional Eleitoral goianiense nas eleições 2008, ocasião em que leu a carta de agradecimento enviada pela juíza Liliana Bittencourt, eleitoral da 127ª Zona Eleitoral.
A importante participação da LABRE nas eleições se deu quando as urnas deram problemas durante a votação com os eleitores revoltados e desistindo de votar, indo apenas para justificar o voto. Foi preciso uma intervenção rápida e eficiente.
Por meio telefônicos já havia congestionamento das linhas e seria necessário um telefonema por vez para dar instruções da Juíza aos presidentes de mesa. Como a LABRE estava colaborando com aquela Zona Eleitoral, a meritíssima pode passar instruções instantâneas via rádio comunicador para várias sessões eleitorais, orientando ao mesmo tempo todos os presidentes de mesa com os procedimentos que deveriam tomar.
Utilizando o sistema de telefonia fixa ou móvel essa situação que por rádio levou apenas alguns segundos para se resolver poderia levar horas em ligações, complicando consideravelmente o andamento das eleições.
Essa é a função primordial da LABRE: suprir de forma eficiente e rápida os meios de comunicação quando os sistemas convencionais falham ou se mostram lentos nos momentos de solução e ação rápida, que podem resolver situações e até salvar vidas.